CAPELA NOSSA SRA. DAS GRAÇAS – PARIS

Publicado em

Quando eu e minha mãe chegamos em Paris, o primeiro programa que fizemos foi ir à missa na Capela da Nossa Sra. da Medalha Milagrosa, que aqui no Brasil chamamos tbém de Nossa Sra. das Graças.

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é uma invocação especial pela qual é conhecida a Virgem Maria, também invocada com a mesma intenção sob o nome de Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Esta invocação está relacionada a duas aparições da Virgem a Santa Catarina Labouré, uma noviça das Irmãs da Caridade em Paris, Franças, no século XIX.

Em 27 de novembro de 1830, no final da tarde, Catarina dirigiu-se à capela com as outras irmãs para as orações vespertinas. Erguendo seus olhos para o altar, ela viu a Virgem sobre um grande globo, Ela explicou que o globo simbolizava todo o mundo. Então a visão modificou-se e Maria apareceu com os braços estendidos e dedos ornados por anéis que irradiavam luz e rodeada por uma frase que dizia: “Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Desta vez a Virgem deu instruções diretas: “Faz cunhar uma medalha onde apareça minha imagem como a vês agora. Todos os que a usarem receberão grandes graças“. Catarina perguntou por que alguns anéis não irradiavam luz, e soube que era pelas graças que não eram pedidas. Então Maria voltou-lhe as costas e mostrou como deveria ser o desenho a ser impresso no verso da medalha.

As primeiras medalhas foram feitas e distribuídas na França, e imediatamente começaram a chover bênçãos sobre aqueles que a usavam e rapidamente ficou a ser conhecida como “Medalha Milagrosa”. Em poucos anos, foram distribuídas aos milhões. Faz milagres – literalmente – e parece especializar-se no impossível: a conversão de pecadores endurecidos, o cuidado dos doentes sem esperança. Com exceção da Santa Cruz, nenhum outro símbolo cristão se multiplicou tão amplamente, ou foi o instrumento de resultados tão maravilhosos.

Simbolismo da Medalha Milagrosa

  • A serpente: Maria aparece esmagando a cabeça da serpente. A mulher que esmaga a cabeça da serpente, que é o demônio, já estava predita na Bíblia, no livro do Gênesis: “Porei inimizade entre ti e a mulher… Ela te esmagará a cabeça e tu procurarás, em vão, morder-lhe o calcanhar”. Deus declara iniciada a luta entre o bem e o mal. Essa luta é vencida por Jesus Cristo, o “novo Adão”, juntamente com Maria, a co-redentora, a “nova Eva”. É em Maria que se cumpre essa sentença de Deus: a mulher finalmente esmaga a cabeça da serpente, para que não mais a morte pudesse escravizar os homens.
  • Os raios: Simbolizam as graças que Nossa Senhora derrama sobre os seus devotos. A Santa Igreja, por isso, a chama Tesoureira de Deus.
  • As 12 estrelas: Simbolizam as 12 tribos de Israel. Maria Santíssima também é saudada como “Estrela do Mar” na oração Ave, Stella Maris.
  • O coração cercado de espinhos: É o Sagrado Coração de Jesus. Foi Maria quem o formou em seu ventre. Nosso Senhor prometeu a Santa Margarida Maria Alacoque a graça da vida eterna aos devotos do seu Sagrado Coração, que simboliza o seu infinito e ilimitado Amor.
  • O coração transpassado por uma espada: É o Imaculado Coração de Maria, inseparável ao de Jesus: mesmo nas horas difíceis de Sua Paixão e Morte na Cruz, Ela estava lá, compartilhando da Sua dor, sendo a nossa co-redentora.
  • O M: Significa Maria. Esse M sustenta o travessão e a Cruz, que representam o calvário. Essa simbologia indica a íntima ligação de Maria e Jesus na história da salvação.
  • O travessão e a Cruz: Simbolizam o calvário. Para a doutrina católica, a Santa Missa é a repetição do sacrifício do Calvário, portanto, ressaltam a importância do Sacrifício Eucarístico na vida do cristão.

Assistimos a missa na Capela, e foi um momento muito emocionante da viagem, nada melhor que começar um passeio em Paris com a intercessão da Nossa Senhora das Graças! Comprei muitas medalhas e terços para presentear mas já aviso que a lojinha não é das melhores não, bem fraquinha…

O endereço da Capela é: 140, rue du Bac, 75340 PARIS. Desça do metrô na estação Sèvres-Babylone ou Saint-Placide, em qualquer uma delas você se encontra bem próximo da Capela, há também ônibus: n° 39, 63, 70, 84, 87, 94. Porém, cuidado! Podemos passar e repassar sem encontrar este lugar escondido: “uma verdadeira gruta no coração de Paris”.

Para conhecer mais sobre esta devoção, é só clicar aqui.

Fica aí a dica!

bjs

About these ads

»

  1. De arrepiar!!!
    Sabe a medalhinha que voce trouxe para mim?
    Tem uma historia que vale a pena voce saber!
    Amo!

    Responder
    • Pois é Paulinha, as medalhinhas que eu dei para vcs são todas abençoadas e compradas diretamente da Capela, estou super curiosa p vc me contar…Dá para adiantar? rsrsrsrsrs bjinhoss

      Responder
  2. “ó Maria concebida sem pecado,
    rogai por nós que recorremos a Vós”
    Já alcancei graças com a novena de Nossa Senhora das graças, Maria é mesmo intercessora fiel !!!

    Responder
  3. luiz carlos jorge arretche

    gostaria de ir a acpela da medalha milagrosa em paris existe alguma excursaao para le por favor me informem

    grato luiz carlos

    Responder
    • Oi Luiz Carlos! Bem vindo ao nosso cantinho,eu realmente não sei se existe excursão,mas vc viu que coloquei o metro e as linhas de onibus que te deixam bem pertinho?Não tem erro, é só descer na linha de metro,perguntar pela rua ou até mesmo pela própria igreja. abraços, Fernanda

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: